28 nov 2014
 Por 
Blog do Seridó
 às 
12:03min. 
 em 
UFRN lança ferramenta que pode contribuir com diagnósticos precoce

O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Núcleo de Telessaúde do RN, lançam nesta sexta-feira, 28, o primeiro Banco de Imagens Médicas do Brasil, O BiMed. O lançamento acontece durante o I Seminário de Telessaúde do RN e na EBSERH, em Brasília.

O BiMed é um banco com mais de 30 mil imagens de exames de Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Hemodinâmica, Ultrassonografia, Ecocardiograma, entre outros tipos. A ferramenta permite que cientistas de todo o mundo possam estudar as imagens e desenvolver métodos de diagnósticos mais inteligentes e precoces.

Segundo o coordenador do LAIS, professor Ricardo Valentim, o repositório “será muito importante para estudos aplicados ao diagnóstico de Câncer e Aneurismas”.

O serviço vai ser disponibilizado gratuitamente para qualquer instituição de ensino ou pesquisa, visando contribuir para os avanços da ciência nesta área. Para ter acesso, é preciso fazer um cadastro no site da Telessaúde e enviar pelo sistema uma solicitação da instituição, contendo uma explicação de como serão utilizadas as imagens.

Todos os exames são anônimos, com o objetivo de não identificar os pacientes – garantindo total segurança. O acesso ao repositório será por meio do site do Telessaúde-RN e ficará disponível para a comunidade a partir do dia 29 de novembro, no endereço: www.telessaude.ufrn.br.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com