03 ago 2015
 Por 
Blog do Seridó
 às 
09:40min. 
 em 
RN tem 13 municípios prioritários na Campanha de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose

A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação, realizará de 10 a 14 de agosto, a terceira edição da “Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose”, direcionada a escolares de 5 a 14 anos do ensino fundamental da rede pública. O objetivo é prestar esclarecimentos sobre essas doenças, auxiliando no diagnóstico precoce e visando o tratamento imediato.

Serão alcançados cerca de 2.300 municípios brasileiros com alta carga das doenças, denominados municípios prioritários, incluindo todas as capitais. No Rio Grande do Norte, 13 municípios são considerados prioritários: Assu, Baía Formosa, Brejinho, Canguaretama, Ceará-Mirim, Cerro Corá, Lagoa de Pedras, Macaíba, Mossoró, Natal, Rio do Fogo, São José de Mipibu e Touros.

Os profissionais da Estratégia de Saúde da Família, juntamente com agentes comunitários de saúde, numa parceria do governo federal com os estados e os municípios, executarão as ações, que incluem: tratamento coletivo das geo-helmintíases com uma dose de albendazol; exame ocular para a detecção e tratamento do tracoma; tratamento coletivo da esquistossomose nos municípios com prevalência acima de 25%; e busca ativa de casos de hanseníase com distribuição de uma ficha de autoimagem, que contém um desenho esquemático do corpo humano (método do espelho), no qual os pais ou responsáveis marcarão as lesões existentes na pele da criança e responderão a um breve questionário. Os alunos com lesões identificadas na pele serão encaminhados à rede básica de saúde para exame médico e confirmação ou exclusão do diagnóstico de hanseníase.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com