04 jul 2015
 Por 
Blog do Seridó
 às 
19:08min. 
 em 
Sem categoria
Prefeito Roberto Germano recebeu bancada federal para discutir crise de abastecimento no Seridó

DSC_2163

O Prefeito de Caicó Roberto Germano recebeu na manhã deste sábado(04) os deputados da Bancada Federal do Rio Grande do Norte, na Câmara Municipal de Caicó, para discutir soluções para a crise de abastecimento de água na região do Seridó. O encontro reuniu prefeitos, entidades, agricultores e autoridades da região.

Ao fazer a abertura do evento, o Prefeito Roberto Germano lembrou das dificuldades que estão sendo enfrentadas pelos municípios do Seridó no tocante ao abastecimento d’água. “Os municípios do Seridó estão enfrentando dificuldades e aqui mesmo em Caicó nos estamos bancando 300 caminhões pipa por mês já que o governo federal está ofertando em média 250 o que não contempla nem a metade do necessário”. Explanou Roberto.

De acordo com o deputado federal, Felipe Maia, coordenador da bancada, o RN e o governo federal tem que se reunir e buscar soluções definitivas para a situação. “Por isso convoquei essa reunião como forma de cobrar essas soluções”, disse.

Além da reunião, os deputados visitaram ainda os açudes Itans, em Caicó e Gargalheiras em Acari. Nessas locais a estiagem prolongada tem causado uma grande crise de abastecimento.

Crise prolongada

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a situação deve se prolongar visto que os principais reservatórios do estado estão com níveis mais baixos da história com uma média de 24% da capacidade do estado.

Os mais afetados com a estiagem são os reservatórios de Santa Cruz/Apodi, que está com 37% de sua capacidade, Sumaré com 32% e a barragem Armando Ribeiro com 28%, sendo este o maior reservatório do estado, com capacidade de 2,4 bilhões de metros cúbicos.

Segundo a Semarh a retomada de obras de adutoras como as do Alto Oeste, Oiticica e Parelhas estão sendo estudadas como forma de amenizar a situação. Além disso, o Ministério da Integração aprovou a liberação de orçamento de R$ 4 milhões previsto para a expansão do programa Carro Pipa, que abastecerá também regiões urbanas de 37 municípios considerados em situação crítica.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com