10 dez 2014
 Por 
Blog do Seridó
 às 
11:19min. 
 em 
Sem categoria
IBGE mostra que quase metade dos brasileiros é sedentária

Quase 50% dos brasileiros fazem menos exercícios do que o recomendadoQuase a metade da população com 18 anos ou mais do país –46%, segundo dados do IBGE–, é sedentária, 28,9% assistem a três horas ou mais de televisão por dia e 15% fumam ou usam produtos derivados do tabaco. Os dados fazem parte da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), divulgada nesta quarta-feira (10). Esta é a primeira vez que a pesquisa é realizada.

Por sedentária entende-se a parcela da população considerada “insuficientemente ativa”, ou seja, que pratica menos de 150 minutos de atividade física por semana, seja nos momentos de lazer, no trabalho ou nos deslocamentos até o trabalho.

O Estado de Roraima foi apontado como o mais sedentário, com 57,3% da população insuficientemente ativa. Já Minas Gerais aparece como o menos sedentário, com 41%.

No geral, homens são mais ativos que mulheres –27,1% contra 18,4%. Segundo técnicos do IBGE, a diferença pode ser resultado da tripla função exercida pela população feminina, que, cada vez mais, se divide entre o trabalho, afazeres domésticos e cuidados com os filhos, e teria menos tempo para exercícios.

Já o Rio de Janeiro é campeão entre os Estados colados na telinha.  Ao menos 40,4% da população fluminense passa três horas ou mais em frente à televisão por dia. Na sequência aparecem o Sergipe e o Rio Grande do Norte, com 37,9% e 35,5%, respectivamente.

Entre os brasileiros com mais de 18 anos, 15% admitiram fumar ou usar produtos derivados do tabaco. A proporção é maior na área rural que na área urbana – 17,4% contra 14,6% – e três pontos percentuais menor que a registrada há cinco anos pela PNAD 2008 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), único dado possível de ser comparado à PNS, devido à metodologia semelhante.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com