07 abr 2014
 Por 
Blog do Seridó
 às 
11:19min. 
 em 
Sem categoria
Estudo aponta que profissional brasileiro prioriza menos estresse

Profissional brasileiro prioriza menos estresse e plano de carreira definidoAtrair e reter talentos exige que as empresas ajustem suas políticas de atração e retenção de profissionais às diferenças culturais e do mercado de trabalho de cada localidade. No Brasil, por exemplo, as pessoas valorizam trabalhos em que seus colegas são inspiradores, motivados, amigáveis e sociáveis.

A conclusão é de um estudo da multinacional de auditoria e consultoria EY, que mostra como saber identificar as diferentes realidades é importante para manter a competitividade das companhias nos mercados emergentes.

Segundo a análise, os brasileiros buscam um ambiente de trabalho de baixo estresse, confortável e com energia positiva. Além disso, planos de carreira claros, incluindo o potencial de ganhos futuros, são ofertas atraentes, especialmente no Brasil e na Índia.

Oliver Kamakura, diretor de Capital Humano da EY, explica que para os indianos a capacidade de desenvolver tecnicamente sua equipe de trabalho é fator determinante para manter os profissionais nas empresas. “No Brasil, esse aspecto tem um peso menor do que ter um ambiente de trabalho informal, mais aberto, em que os profissionais se sintam parte de uma equipe”, afirma.

De acordo com o especialista da EY, os brasileiros estão valorizando cada vez mais aspectos intangíveis da relação de trabalho. “Não importa apenas a questão de remuneração em si, mas sentir-se inserido em um ambiente organizacional que tenha uma proposta maior e engajamento em questões de responsabilidade social e diversidade”, destaca Kamakura.

Foram entrevistadas mais de mil pessoas, sendo 270 brasileiros das áreas de Gestão, Engenharia e TI. São 74% homens e 26% mulheres, com idade média de 30 anos.

O estudo destaca ainda que, no Brasil, é importante manter os recursos adequados (incluindo o tempo) para permitir aos trabalhadores atender às demandas de suas funções. Os mais modernos e atraentes ambientes de trabalho brasileiros são bem desenhados, fornecem conforto ergonômico, o uso de tecnologia de ponta, tem melhor iluminação e espaços físicos que promovem a colaboração.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com