04 jul 2015
 Por 
Blog do Seridó
 às 
20:52min. 
 em 
Sem categoria
Deputado Álvaro Dias propõe reformulação da Sudene

DSC_2206

O deputado estadual Álvaro Dias participou na manhã deste sábado da audiência pública da bancada federal do RN, que aconteceu na Câmara Municipal Vereadores, em Caicó. O evento discutiu a questão da crise hídrica do Seridó e reuniu os deputados federais Felipe Maia, Walter Alves, Antônio Jácome, Beto Rosado, Zenaide Maia, Rogério Marinho, Rafael Mota e o Senador José Agripino Maia. Durante seu discurso, Álvaro propôs a reformulação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – Sudene, que segundo ele, existe mais não funciona.

“Qual é a solução definitiva para a nossa região? A solução definitiva é a recriação e reformulação da Sudene, que hoje funciona somente no papel. Se ela funcionasse nos moldes em que ela foi criada pelo presidente Juscelino Kubitschek, comandada por Celso Furtano, com um corpo técnico eficiente, independente, sem interferência política e com orçamento próprio, para pensar e elaborar políticas públicas para o Nordeste, seria encontrada a solução definitiva para um combate efetivo às secas e encontrado um caminho para o desenvolvimento do Nordeste. Por isso, a bancada federal deve se engajar por essa luta”, disse Álvaro Dias.

Ainda sobre esse assunto, ele acredita que “as secas representam um problema secular, sempre existiram e vão continuar existindo. Por isso, tem de existir também um órgão nesses moldes, independente e com autonomia para pensar e priorizar essa questão. Um órgão como a SUDENE de Celso Furtado, com recursos e orçamento próprio, com autonomia, caso contrário nunca vamos exorcizar esse fantasma que nos persegue desde que o Brasil é Brasil. Vamos lutar por isso, caso contrário nós vamos ver o sertão virar mar e o mar vai virar sertão”, explicou.

O deputado finalizou seu discurso afirmando que “Vamos lutar por isso, caso contrário, nunca vamos encontrar formas efetivas de combate às secas e elas vão se repetir. Quem pode fazer isso é um órgão técnico que exista e funcione com essa finalidade. Se não for assim, se não tivermos essa consciência e buscarmos um solução definitiva, vamos continuar vendo as secas se repetindo e a profecia de Antonio Conselheiro que dizia: ‘O sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão’ pode terminar acontecendo”.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com