23 jul 2014
 Por 
Blog do Seridó
 às 
11:19min. 
 em 
Sem categoria
Caicoense participa de projeto que foi destaque no Jornal Nacional

Caicoense participa de projeto que foi destaque na edição de hoje do Jornal Nacional na Rede Globo, Pablo Holanda, 23 anos, Estudante de Engenharia da Computação e pesquisador no Laboratório de Inovação Tecnológica em saúde, é da equipe que desenvolveu um equipamento que ira auxiliar a vida dos deficientes visuais.

O Projeto: Deficientes visuais podem voltar a “enxergar”. Essa é uma das metas do projeto visão biônica, desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atualmente é um protótipo na área de tecnologias assistivas que ajuda os deficientes visuais a ver o mundo por meio de seu sistema auditivo.

O projeto permite aos deficientes visuais desenvolver um sistema de visão similar ao dos morcegos. Utilizando um conjunto de ultrassom que percebe objetos e calcula suas distâncias, transmitindo para o sistema auditivo do usuário. Tudo isso ocorre por meio da computação móvel e do uso de sistemas inteligentes.

O equipamento é composto por um dispositivo que acompanha o deficiente visual, ligado a este estão três módulos de ultrassom que são responsáveis por detectar obstáculos no chão e na altura da cintura e da cabeça. O dispositivo também é responsável por emitir um sinal sonoro que avisará ao deficiente visual sobre os obstáculos, com mensagens pré-gravadas avisando por exemplo sobre buracos ou caixas de ar condicionados.

A visão biônica é um projeto de alto impacto social, auxiliando pessoas com cegueira total que são acometidas diariamente em acidentes, como bater a cabeça em caixa de ar condicionado ou cair em bueiros. Isso porque a bengala não permite que consigam enxergar esses obstáculos, uma vez que estão foram do alcance tátil, sendo uma espécie de ponto cego para eles.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com