17 set 2014
 Por 
Blog do Seridó
 às 
08:30min. 
 em 
Sem categoria
Açude Gargalheiras tem água para apenas 60 dias, caso não chova

O abastecimento d’água em Acari e Currais Novos, cidades na região do Seridó potiguar, poderá ser completamente interrompido pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) nos próximos dois meses, restando como alternativa à população de 56 mil habitantes (Acari tem cerca de 11,3 mil habitantes; Currais Novos  em torno de 44,7 mil) o abastecimento via poços e carros-pipa.

O açude Gargalheiras, principal reservatório que atende aos dois centros urbanos, só tem água para mais 60 dias e, segundo a companhia estatal, o reservatório Dourados, que também abastece Currais Novos, estará completamente seco em 20 dias.

Na última segunda-feira (15), o rodízio de abastecimento das cidades se tornou ainda mais precário. Currais Novos foi dividida em sete setores e cada um deles só receberá água durante oito horas a cada sete dias. Esse fornecimento só acontecerá durante a noite. A cidade possui uma demanda de abastecimento de 360 metros cúbicos por hora; Acari são 100 m³/hora. Já as comunidades de Acauã, Brejuí e Bulhões necessitam de 60 m³/hora.

De acordo com o gestor do sistema de abastecimento de água em Currais Novos, José Eudes de Medeiros, o início das operações da adutora mista (de engate rápido e comum) seria a solução mais eficaz para o abastecimento das cidades, bem como as comunidades rurais da região. Ontem, o Diário Oficial da União publicou o edital para a licitação em Regime Diferenciado de Contratação (RDC) da adutora de engate rápido que levará água para Currais Novos e Acari.

Fonte: Tribuna do Norte

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com